Fim de ano sem nome sujo

Fim de ano sem nome sujo

Evite deixar seu nome sujo com chegada do fim do ano. Junto dele vem as festividades e as contas, são elas: confraternizações de empresas, amigo oculto entre amigos, viagens, Natal, Réveillon, IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), material escolar… todos esses são geradores de gastos e a palavra que não deve estar associada é “Dívidas”.

consultar-dividas

Para que o seu nome não fique sujo é necessário ter organização, segue algumas das sugestões de especialistas:

* Planeje quanto pode gastar, não faça compras de maior valor do que o seu salário. Uma planilha pode ser uma boa estratégia.

* Conte com o 13º salário, mas não no valor integral recebido, sempre podem surgir imprevistos e gastar todo o dinheiro pode fazer com que o endividamento aconteça;

* Faça pesquisas de mercado;

* Peça descontos;

* Use o cartão de crédito com inteligência;

* Se está apertado financeiramente, dê presente de menor valor ou faça você mesmo o presente. Atualmente no mercado, há muitas opções de sites outlets, compra coletiva e oficinas de artesanato.

* Para quem vai viajar: pesquise por lugares mais em conta. Com a alta do dólar, descarte viagens internacionais. No Brasil existem lugares lindos e pouco explorados, que permitem passeios maravilhosos;

* Faça uma reserva financeira para pagar IPTU E IPVA à vista, dessa forma é possível conseguir bons descontos;

* Se está endividado, busque renegociar a sua dívida antes de gastar o salário extra.

Saiba agora se seu nome está sujo, Clique aqui!

nome-limpo

Ou seja, planejamento é a palavra de ordem para não ter o CPF comprometido e não deixar o nome sujo. Economizar não é sinônimo de passar vontade, os próximos meses trazem alguns gastos extras, mas é possível controlar as contas, agradar ao seu bolso e as pessoas queridas. Seguindo essas dicas é possível iniciar o ano sem dor de cabeça e somente com as coisas boas que desejamos para o ano que irá iniciar.

nome sujo

Veja também:  Estratégias para limpar o nome no mercado